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MEI: organize seus gastos e melhore a vida financeira de seu negócio

 

 

Para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que estão com dívidas, a Computare Brasil reuniu duas dicas essenciais para encontrar soluções que melhorem a vida financeira do seu negócio e, finalmente, limpar o nome. Confira!

 

ORGANIZE SEUS GASTOS: O MEI deve fazer uma lista com todos os gastos. O mapeamento das contas te ajuda a “enxergar” a situação de suas finanças. Aqui, a regra é conhecer todas as despesas como gastos com cartões, empréstimos e contas a serem quitadas. Para ajudar, monte listas com informações do que pode ser economizado; outra de itens para serem vendidos e até mesmo uma relação com formas de se obter renda extra;

 

ANÁLISE DA SITUAÇÃO: Com todas as informações dos gastos, colocar essas despesas em uma planilha. Analise a situação e faça um balanço de tudo o que pode ter prejudicado a vida financeira do seu empreendimento – esse arquivo vai colaborar no controle do orçamento mensal;

 

Dessa forma, conhecer o orçamento mensal e o quanto se pode gastar é fundamental para que os erros não se repitam. Parece simples, mas a realidade é que muitos microempreendedores individuais não fazem esse tipo de controle financeiro para os seus negócios prejudicando crescimento econômico.

 

Em média, 25% dos microempreendedores no Brasil fecham suas portas com apenas dois anos de atividade – sendo que com cinco anos este índice aumenta para mais de 50%. Os principais motivos são a falta de capital de giro, baixos lucros, alto endividamento e, principalmente, baixo nível de gestão empresarial.

 

Não faça parte desta estatística, se organize financeiramente. Além disso, é preciso que você realmente conheça o seu negócio e o mercado em que você está inserido. Esteja sempre na vanguarda para se manter competitivo. Outra dica é ter uma lista de clientes satisfeitos que estejam dispostos a servir como referência para potenciais clientes.

 

E, por último, e não o mais importante: tenha foco e saiba o que você quer vender e para quem. Definir a persona do seu cliente ideal ajuda muito na direção dos caminhos e estratégias a tomar.

 

Boa sorte e bons negócios!

 

 

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